quinta-feira, 1 de junho de 2017

Mercedes-Benz vê início de retomada do mercado de ônibus

A Mercedes-Benz já enxerga uma mudança de comportamento do mercado de ônibus, que amarga quedas sucessivas. Com 70% de participação no segmento de urbanos – que representa metade dos volumes no País – a montadora espera estabilidade para 2017. “Acredito que a partir de agora vamos viver um novo momento. Apesar de patamares mais baixos, a tendência é que o mercado de ônibus apresente estabilização”, disse o diretor da área na Mercedes, Walter Barbosa. 

Segundo ele, o mercado brasileiro vende atualmente 50% para o segmento urbano; 25% para escolar e 25% a micro-ônibus. “Hoje, rodoviário e fretamento têm níveis de vendas ínfimos.” No ano passado, o mercado de ônibus apresentou queda de 34% dos volumes em relação a 2015, que já havia registrado retração de 40%. “Voltamos aos níveis da década de 1990”, conta. No entanto, Barbosa conta que no primeiro quadrimestre deste ano o cenário mudou. “O comportamento do mercado mudou completamente.” 

O executivo relata que as vendas de ônibus escolares – feitas com recursos do governo federal aos municípios – cresceram 125% em relação a igual período do ano passado. “Esta expansão nos surpreendeu”, destaca Barbosa. No entanto, o segmento mais representativo, o de urbanos, reportou queda de 44% no acumulado até abril. “O segmento está represado.”

Fonte: DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...