terça-feira, 25 de abril de 2017

Uso do cinto de segurança em ônibus diminui o número de mortes em 40%

O uso do cinto de segurança ainda reduz em até 70% as chances de o passageiro sofrer algum tipo de lesão durante um acidente. Quem viaja de ônibus deveria usar o cinto de segurança, mas essa obrigação é cumprida por pouca gente. Com o cinto, o número de mortes em acidentes cai quase pela metade. Um número que preocupa: apenas 2% dos passageiros de ônibus usam cinto de segurança, segundo levantamento feito pela ANTT.

Os passageiros até tentam se explicar: “Incomoda, enfim, acabo não usando o cinto”, diz uma passageira. “Acho necessário, mas é que eu nunca usei”, diz outra passageira. O advogado Victor Daniel Mendes é uma exceção. “Qualquer meio de locomoção que tenha cinto eu estou usando: avião, ônibus intermunicipal, estadual”, afirma. 

Testes feitos em laboratório provam que o cinto garante, sim, a segurança nos ônibus. O pesquisador do Departamento de Engenharia Mecânica da Unicamp Celso Arruda mostra a eficiência do dispositivo, principalmente para evitar lesões na cabeça. “O objetivo do cinto é reter o corpo para que quando a cabeça vá para frente não pegue no banco que está na frente. Se estiver sem cinto o corpo todo vai para frente e colide a cabeça no banco dianteiro”, explica. 

Uma estatística feita com base em situações reais mostra que o uso do cinto de segurança reduz em até 70% as chances de o passageiro sofrer algum tipo de lesão durante um acidente. De acordo com o Código Nacional de Trânsito, o cinto é obrigatório nas viagens interestaduais e intermunicipais.

Fonte: Intelog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...