sábado, 28 de janeiro de 2017

Governo Federal emitiu 22 mil carteiras para jovens viajarem de graça em ônibus interestaduais

A Secretaria Nacional da Juventude divulgou que no primeiro mês de programa Identidade Jovem já emitiu 22.451 carteiras em todos os estados do país que dão benefícios como descontos em atrações culturais e esportivas e também permitem a gratuidade nas viagens de ônibus e trens interestaduais (entre estados diferentes). 

Esta ID Jovem é destinada para pessoas com idades entre 15 e 29 anos e que tenham uma renda familiar de até dois salários-mínimos (R$ 1.874), independentemente de serem estudantes ou não. O jovem também precisa estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal), e ter o número do NIS (Número de Identificação Social), que está no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho. 

Para viagens nos transportes interestraduais, é necessário solicitar a passagem com, no mínimo, três horas de antecedência em relação ao horário da partida do ponto inicial da linha, mesmo que o jovem embarque em ponto intermediário do trajeto. A isenção e o desconto correspondem somente ao valor da passagem – taxa de embarque, pedágios e despesas com alimentação são valores cobrados normalmente. São destinadas apenas duas vagas com 100% de gratuidade. Se as poltronas com jovens beneficiados já tiverem sido ocupadas, quem tem a ID Jovem pode ter 50% de desconto.

Fonte: Diário do Transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...