segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Miniônibus elétrico sem motorista é testado

No último sábado (24) a Administração de Transportes Parisienses – RATP testou às margens do rio Sena um micro-ônibus elétrico modelo EZ10 da fabricante francesa Easymile. Com dimensões reduzidas, podendo transportar até 12 passageiros, o miniônibus elétrico circula a uma velocidade de até 25 km/h. Não há sequer volante para apoio de motorista. 

Sensores de aproximação no veículo impedem que ele atinja pedestres, obstáculos, animais ou outros veículos. Por meio do GPS, é possível programar a rota do miniônibus que, também usando sensores, realiza as frenagens e acelerações no tempo certo. O veículo é um protótipo e serve de base de estudos para ônibus de maior porte. 

Na Holanda, a Mercedes-Benz já testou um ônibus de 12 metros com capacidade para 46 pessoas sentadas que também funciona sem motorista, no entanto, há espaço para o condutor em caso de emergência. O modelo testado em Paris já rodou em circuitos fechados na Holanda, Japão, Cingapura, no estado americano da Califórnia, e na Finlândia foi testado nesse mês de setembro em estradas.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...