terça-feira, 7 de junho de 2016

Governo corta 38% da verba da CBTU e entrega de novos VLTs em JP fica indefinida

A crise política e econômica pela qual passa o Brasil atingiu vários segmentos do mercado e já causa efeitos em serviços públicos essenciais à população, como é o caso do transporte coletivo. O orçamento da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que administra os trens e VLTs da Grande João Pessoa, foi, por exemplo, cortado em 38%, por força de contingenciamento imposto pelo Decreto nº 8.700, de 30 de março de 2016. 

Com essa realidade, segundo a companhia, a entrega de novas composições do VLT para a Região Metropolitana da Capital fica indefinida. “O cenário orçamentário da CBTU é realmente preocupante”, declarou o diretor-presidente, Marco Fireman. Com isso, a empresa precisa fazer suas cinco unidades (Recife, Natal, João Pessoa, Maceió e Belo Horizonte) funcionarem plenamente com R$ 131 milhões, patamar muito inferior aos R$209 milhões aprovados na Lei Orçamentária Anual. A afirmação de Fireman é corroborada pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo. “Em 60 dias, se não viabilizarmos recursos, não haverá dinheiro para pagar a energia elétrica e óleo diesel para deslocamento dos metrôs”, ressalta Araújo, referindo-se a uma redução dos sistemas da CBTU em todo país. 

A CBTU declarou que ainda não sabe em que medida essa diminuição ocorreria, mas está cautelosa para que tal problema impacte o mínimo possível a população nas cinco localidades onde opera. “Cumprimos um papel social na mobilidade urbana. Transportamos mais de 600 mil pessoas por dia. É o único serviço do Brasil subsidiado em quase sua totalidade. Estamos vivendo um momento difícil, necessitamos de recursos com brevidade e realmente há possibilidade de redução do serviço. Porém, nosso foco continua direcionado para os usuários”, conclui Marco Fireman.

Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...