sábado, 4 de junho de 2016

Emplacamentos de ônibus acumulam queda de 42,8% no ano, diz Fenabrave

Os emplacamentos de ônibus no acumulado entre janeiro e maio deste ano registraram queda de 42,8% em relação ao mesmo período do ano passado. É o que aponta levantamento divulgado pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. 

Entre janeiro e maio de 2015 foram emplacados 10 mil e 43 ônibus. No mesmo período deste ano, foram emplacados apenas 5 mil 745 veículos de transportes coletivos. Entre abril e maio deste ano, as vendas de ônibus tiveram alta de 9,61%, passando de 1 mil 145 unidades para 1 mil 255. O número, no entanto, ainda não é visto com otimismo pelo mercado, já que pode revelar apenas uma oscilação pontual. 

Os motivos para o fraco desempenho do setor são os mesmos desde o ano passado. A crise econômica brasileira motivada também pelo desajuste das contas públicas fez com que fosse retraído o nível de investimento no país. Com menos atividades econômicas, os ganhos das empresas e a arrecadação do poder público foram afetados, reduzindo a demanda pelos transportes coletivos, com o alto índice de desemprego, e os investimentos em obras de mobilidade urbana, o que impacta em na renovação de frota. O quadro econômico também deixou mais difíceis os financiamentos de ônibus novos, que se tornaram menos vantajosos com regras mais rígidas e taxas de juros mais altos.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...