sexta-feira, 10 de junho de 2016

Até o final de julho toda a frota de ônibus de João Pessoa vai operar com rastreamento via GPS

Quem depende do transporte público para se locomover sabe o quanto faz a diferença saber o horário de passagem do ônibus pelo ponto de parada ou da saída dele do terminal. Às vezes, os veículos atrasam e, na maioria dos casos, o trânsito é o grande vilão da história. Inspiradas no aperfeiçoamento da prestação de serviço e na maior satisfação dos passageiros, algumas cidades tentam minimizar os contratempos com horários para o pessoal que usa o sistema. 

João Pessoa é uma delas e já conta com esse serviço de rastreamento de frota através do GPS. O consórcio Unitrans, formado pelas empresas Reunidas e Transnacional, já usa essa tecnologia para monitorar, em tempo real, a frota que opera na capital e, até o final de julho, as demais empresas do consórcio Navegantes, também passam a operar com o equipamento. 

No total, serão 450 veículos monitorados. Segundo o coordenador da Central de Controle Operacional (CCO) da Unitrans, Antônio Carlos Freire, 100% da frota da Reunidas, composta por 109 veículos e os 207 ônibus da Transnacional já operam com GPS. O sistema, que funciona em tempo real, é preciso e visualiza velocidade, localização exata do veículo, informa se a viagem está com horário regular, se atrasou ou adiantou, quando o ônibus para, se houver mudança de rota ele também mostra, enfim, monitora as linhas em tempo real. “Com ele, nós temos total controle de toda a frota circulante, desde a saída da garagem ou do terminal até o encerramento de cada viagem, 24 horas, todos os dias”, diz Freire. 

O diretor da Unitrans, Alberto Pereira, lembra que o sistema de rastreamento é positivo sob vários aspectos e promove uma melhoria global no sistema de transporte. “Para a empresa, ele possibilita total controle da frota e precisão nas informações melhorando a operação, os passageiros ganham porque, quando o aplicativo estiver disponível, poderão acompanhar em tempo real onde está o ônibus que ele vai pegar e, dessa forma, poderão se programar antes mesmo de sair de casa e não perder tempo esperando no ponto, e os operadores também ficam mais protegidos já que o sistema registra toda a movimentação do veículo eletronicamente”, destaca Alberto. 

A Central de Monitoramento da Unitrans conta com o apoio de 10 profissionais que se revezam em frente aos monitores acompanhando toda a movimentação da frota do consórcio. Além disso, o monitoramento é gravado num servidor especifico para tal finalidade. O consórcio Navegantes, formado pela Santa Maria, Marcos da Silva, Mandacaruense e São Jorge, possui sistema similar.

Fonte/Fotos: News Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...