domingo, 24 de abril de 2016

Trólebus comemora 67 anos de Brasil

No dia 22 de abril de 1949, iniciava a primeira viagem de trólebus do Brasil. Era a linha entre o bairro da Aclimação e a Praça João Mendes na capital paulista com trajeto de 7,2 quilômetros. 

O passageiro ilustre e o condutor em alguns momentos era o governador de São Paulo, Adhemar de Barros. A primeira queda de alavanca (pantógrafo), perto da Rua Conselho Furtado, indicava que o meio de transporte teria altos e baixos. O veículo foi assumido pelo motorista Manoel Vieira (lembre da entrevista clicando “aqui”).  Mas a chegada ao fim da viagem também era sinal de que o meio de transporte seria um sucesso, embora que ao longo do tempo foi abandonado em muitas cidades por diversas questões, inclusive interesses de grupos econômicos e até suspeitas de corrupção. 
O trólebus é um veículo que marcou a história dos Transportes no Brasil e que tem muito a oferecer para o futuro da mobilidade urbana, já que os veículos e as redes tiveram evolução tecnológica e hoje são largamente usados em 360 sistemas de mais de 40 países, em especial na Europa, Estados Unidos, China e Rússia.

Fonte: Ponto de Ônibus

Um comentário:

Unknown disse...

Ate hoje em sao paulo e no rio so o bondinho santa marta rj

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...