sexta-feira, 1 de abril de 2016

Jovem de baixa renda já pode viajar gratuitamente em ônibus e trens interestaduais

A partir desta quinta-feira, 31 de março de 2016, jovens de baixa renda com idades entre 15 e 29 anos podem viajar de graça em ônibus e trens interestaduais. A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou resolução nº 5.063/2016 no Diário Oficial da União de hoje regulamentando a concessão da gratuidade. 

As empresas de ônibus e de trens são obrigadas a fornecer duas vagas gratuitas e, no caso de os lugares sem cobrança de passagem terem se esgotado, ainda devem reservar mais duas vagas com desconto de 50%. Só podem ser concedidas a gratuidades em ônibus e trens com serviços convencionais. Para ter acesso à gratuidade, o jovem deve apresentar uma carteira emitida pela Secretaria Nacional de Juventude, que deve ser mostrada junto com documento oficial que tenha foto, como RG ou CNH. Esta carteira é a Identidade Jovem. 

O Bilhete de Viagem do Jovem deve ser solicitado com antecedência mínima de três horas em relação ao horário programado de partida do ponto inicial da linha, mesmo que o jovem embarque no meio do trajeto. A exigência é tanto para gratuidade como para o desconto de 50%. É importante ressaltar que a isenção ou desconto é somente em relação ao valor da passagem. Taxa de embarque e pedágios devem ser pagos pelo jovem.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...