segunda-feira, 25 de abril de 2016

A importância do BRT

Durante o 6° Simpósio de Mobilidade Urbana realizado pela Dataprom, diversas pautas, como Cidades Inteligentes, Mobilidade Urbana, Gestão administrativa do transporte público, Sistemas inteligentes para a redução de custos, Projetos Cicloviários, Engenharia de Tráfego, Segurança Viária, Aplicativos Móveis, Eficiência Energética, e sistemas de BRT, foram amplamente exploradas como soluções a serem agregadas ao planejamento urbano. 

Os corredores de ônibus, do tipo BRT, modalidade que pode se assemelhar ao sistemas metro-ferroviários, foram um dos destaques expostos. O engenheiro civil, com mestrado em transportes, Alan Cannell, diretor da Transcraft (empresa desenvolvedora de projetos de mobilidade urbana), em sua palestra no simpósio, ressaltou que, o que mudou aqui e no mundo nos últimos sete anos foi o uso maciço de smartphones para as pessoas se comunicarem e se informarem. 

Em sua visão, a capacidade máxima dos ônibus urbanos não é mais medida pelo número máximo de seis pessoas por metro quadrado e sim PR um número menor e pela viabilidade do uso da tecnologia de comunicação. “A indústria ainda não determinou esse valor – acredito que deva ser uns 4,5 pessoas por m². Quando o número de passageiros é maior que isto, eles ficam visivelmente insatisfeitos. É mundial, mudou o paradigma de conforto e capacidade de transporte”, observou o especialista. Para o especialista, o fator velocidade é fundamental para o sucesso operacional dos ônibus. Quanto menor a velocidade aplicada, maior o custo. Segundo ele, simulações da NTU indicam que para cada 20% de redução em velocidade operacional, há um aumento de 10% na tarifa. “O BRT é o maior exemplo das vantagens que podem ser proporcionadas aos ônibus. Baixo custo e rapidez na implantação, embarque pré-pago, ultrapassagem nas estações, maior velocidade comercial, redução do tempo parado em semáforos e da formação de comboios, são aspectos de otimização nos serviços”, observou.

Fonte: AutoBus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...