sexta-feira, 11 de março de 2016

Ônibus a hidrogênio vai transportar atletas nas Olimpíadas de 2016

Parte dos atletas que vão atuar nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, vai ser transportada num ônibus elétrico híbrido a hidrogênio. O veículo foi desenvolvido pelo o Centro de Tecnologia da Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. 

O veículo já tinha sido apresentado pela Coppe em 2010 e, desde então, passou por adaptações para melhorar a eficiência. A universidade também desenvolveu um ônibus híbrido movido a etanol e a eletricidade e outro 100% elétrico, dependendo apenas da energia armazenada em bateria. Na última segunda-feira (07), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, conheceu o veículo e se entusiasmou. 

O coordenador do Laboratório de Hidrogênio da Coppe entrevista a Agência Brasil, Paulo Emílio de Miranda, do ponto de vista técnico, o ônibus a hidrogênio já pode integrar frotas de transporte público. “Temos o domínio total dessa tecnologia. Ele é um produto que está pronto para ser comercializado. O objetivo é que se torne um padrão de uso de ônibus escolar em ambiente urbano brasileiro”.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...