quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Compra de ônibus urbano será menor no ano, estima Mercedes-Benz

Em ano de eleições municipais e diante da falta de estímulos para a renovação da frota de ônibus, a Mercedes-Benz acredita que o mercado terá mais um período difícil pela frente, especialmente no segmento urbano. Em entrevista ao DCI, o diretor de vendas e marketing ônibus da montadora, Walter Barbosa, afirmou que as empresas concessionárias devem comprar somente o necessário em 2016. 

"A taxa de juros e a escassez de crédito não estimulam a renovação da frota". Segundo ele, em 2015 os emplacamentos de ônibus atingiram 15,7 mil unidades, queda de 40% em relação ao ano anterior. O segmento de urbanos respondeu por uma fatia de 7,7 mil unidades. Apesar do cenário, o diretor da Mercedes-Benz conta que a montadora elevou sua participação no mercado total de 49% para 52,5% e, só no segmento de urbanos, atingiu marketshare de 68%. "Não podemos reclamar do nosso desempenho em um mercado tão retraído", observa. 

Ele explica que, em ano eleitoral, o mercado de ônibus urbanos funciona, efetivamente, até meados de julho, porque as prefeituras costumam represar as compras. "Os emplacamentos diminuem muito após esse período", revela o executivo. Com o aumento dos juros do financiamento do BNDES para bens de capital (Finame), a expectativa é que as compras dos concessionários fiquem ainda mais restritas. 

Fonte: DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...