domingo, 14 de fevereiro de 2016

Aluguel de ônibus para linhas regulares tem sido alívio para o setor de fretamento

Entre todos os segmentos relacionados aos transportes de passageiros por ônibus, a crise econômica é sentida mais sensivelmente pelo fretamento. Enquanto há uma queda de demanda em torno de 5% para os ônibus urbanos e metropolitanos, de aproximadamente de 11% para linhas rodoviárias regulares, a demanda por ônibus de fretamento registra uma queda média nacional em torno de 20%. 

A lógica é simples. As empresas com serviços contratados por outros setores sentem logo no primeiro impacto quando os clientes reduzem a atividade econômica. Uma montadora, por exemplo, que coloca metade dos seus funcionários em lay-off, vai também rever os contratos com a companhia de ônibus, no caso da modalidade de fretamento contínuo. 

Em relação ao fretamento eventual, a crise econômica também traz impactos. Afinal muitas pessoas acabam adiando os planos de viagens em pacotes, por exemplo. No último ano, dentro do fretamento eventual, apenas as viagens para turismo religioso se mantiveram em patamares não muito diferentes de antes da crise. A prática de empresas operadoras de linhas regulares alugarem ônibus de companhias de fretamento não é nova e é autorizada pelas agências reguladoras locais de transporte e também pela ANTT.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...