domingo, 3 de janeiro de 2016

Governo Federal acaba com o PSI

Ao mesmo tempo em que anunciou condições mais vantajosas para o financiamento de máquinas agrícolas, máquinas industriais, caminhões, ônibus e outros bens de capital pelo Finame, o BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social decretou o fim do PSI – Programa de Sustentação do Investimento para 2016. 

Assim, o banco continua a financiar veículos e equipamentos pelo Finame, mas o programa que era uma das principais fontes para esse tipo de operação chega ao fim. O motivo é a situação das contas públicas do País. Segundo o TCU – Tribunal de Contas da União, uma parte das chamadas “pedaladas fiscais” atos atribuídos ao governo federal que não repassou recursos devidos para bancos públicos para mascarar a real condição financeira, ocorreu justamente por causa da equalização de juros pelos empréstimos do BNDES. 

Esta equalização funcionava da seguinte maneira: enquanto o BNDES emprestava a taxas menores que o mercado, o governo federal cobria esta diferença para o banco. O PSI foi criado em 2009 para minimizar os efeitos da crise financeira internacional e de crédito que ocorreu em 2008. O objetivo era estimular o investimento do setor privado, principalmente a produção de bens de capital, incluindo ônibus e caminhões, já que são segmentos potenciais geradores de emprego.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...