quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Dores na coluna e ergonomia no trabalho foram os temas do segundo dia da SIPAT da Unitrans

O segundo dia de atividades da XXIII Semana Integrada de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT) da empresa de ônibus Unitrans foi bastante movimentado. Os operadores assistiram duas palestras, no auditório da empresa, em Água Fria, e os que atuam passando pelo Terminal 601-Bessa ainda participaram de sessões de Ginástica Laboral. 
As palestras ‘Importância da educação postural para a saúde de nossa coluna’ e ‘Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia’ foram proferidas, respectivamente, pelos fisioterapeutas, Luiz Carlos, do SEST, e Daniella Barbosa, que também é professora da Faculdade Maurício de Nassau, no turno da manhã. O mesmo tema foi trabalhado, com outra turma, no turno da tarde, as 15h30. A Ginástica Laboral aconteceu nos dois turnos, no terminal da 601-Bessa, sob a orientação de formandos de Fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau. 

A fisioterapeuta Daniella Barbosa, conduziu exercicios de alongamento
A abertura do segundo dia de atividades foi feita pelo Técnico de Segurança da empresa, Alexandro Luciano, e a psicóloga Mariangela Chaves. Eles lembraram a importância da participação nas palestras, para agregar novos conhecimentos, e também da assinatura da lista de frequência, já que as atividades de setembro, do projeto ‘Operador em Ação’, estão inseridas nas ações da SIPAT. Em seguida, o fisioterapeuta Luiz Carlos, do SEST, fez sua apresentação abordando as funções da coluna, seus movimentos, as doenças que acometem a coluna, com especial atenção para Hérnia de Disco, os cuidados que devem ser tomados para evitar dores na região cervical, com foco especial na postura e maus hábitos. “Nós precisamos parar de usar o corpo de maneira errada, ao levantar, ao caminhar, ao segurar objetos, quando corremos e até quando dormimos, porque tudo isso influencia na coluna e no nosso bem estar. A consciência corporal também é fundamental para nossa saúde”, disse ele, ao dar dicas, por exemplo, de como usar corretamente o travesseiro para dormir. 

Operadores do terminal 601-Bessa também realizaram alongamentos
A professora universitária e fisioterapeuta, Daniella Barbosa, falou em seguida sobre ‘Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia’. Em sua palestra, ela destacou os fatores que levam a lesões no trabalho e deu dicas de como evitá-las, falou como a fisioterapia pode melhorar a saúde do trabalhador, abordou problemas decorrentes de doenças adquiridas no exercício das funções, normalmente, oriundas de esforços repetitivos e ainda orientou uma sessão de alongamento, lembrando que todas as pessoas devem se alongar, principalmente, antes de realizar qualquer atividade que exigirá esforço físico ou depois de longos períodos de movimentos repetitivos. “Observem um gato ou um cachorro quando eles acordam. O que eles fazem primeiro. Se alongam. Nós deveríamos fazer o mesmo”, disse ela.

Fonte/Fotos: News Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...