sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Deputados cobram BRT e VLT para João Pessoa

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realizou na última terça-feira (01) audiência pública para debater políticas públicas de transporte metroferroviário nos grandes centros urbanos. 
Créditos: Marcopolo / Montagem: Renatto Passos.
O deputado Benjamin Maranhão, presidente da Comissão, fez questionamentos à CBTU com relação ao caso específico da região metropolitana de João Pessoa (PB). De acordo com Carlos Henrique Camacho, da CBTU, o sistema ferroviário de João Pessoa possui 30 quilômetros de extensão, e, até 2012, operava com locomotivas da década de 50, necessitando de reparo urgente. “Em 2012, com o PAC Equipamentos, foram comprados oito VLTs (Veículo Leve sobre Trilhos) para João Pessoa”, explicou. Camacho falou, ainda, dos problemas de segurança que existiam, até um ano atrás, na única estação de cruzamento, localizada em Mandacaru, área com problemas de banditismo, segundo o Gerente-Geral. 

Montagem: Flávio Eduardo.
Benjamin Maranhão descreveu o sistema metroferroviário da região metropolitana de João Pessoa como precário, tanto com relação aos trilhos, que nunca foram reformados, quanto com relação às estações e à segurança. “No caso específico de João Pessoa, as locomotivas realmente foram adquiridas e uma parte inclusive já chegou. Todavia, na parte relativa à reforma dos trilhos da linha que vai desde Cabedelo até Santa Rita, ena parte que diz respeito a melhorar a segurança, e as estações também, nada foi feito. Então o serviço continua de péssima qualidade”, criticou com relação à falta de planejamento da CBTU. “O BRT foi anunciado há mais de quatro anos e até agora nada foi dado consequência, nem liberação de recursos, nem tão pouco implementação da obra e compra dos veículos. O sistema conjunto do veículo VLT mais a interligação dos BRTs e os demais ônibus que já existem faria uma melhora para atender a toda região metropolitana de João Pessoa – de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita”, concluiu o presidente da CTASP.

Fonte: Mais PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...