quarta-feira, 30 de setembro de 2015

A importância dos motoristas de ônibus

Liverton André, motorista da linha 600-Val Paraíso.
O funcionamento de uma cidade depende diariamente de diversos fatores e funciona geralmente como um ciclo, caso uma parte desse ciclo deixe de funcionar ou atrase, este ciclo é prejudicado. O transporte é muito importante para que uma cidade funcione, pois é através dele que as pessoas saem de suas residências e chegam ao seu destino para realizarem suas tarefas, seja para o trabalho, estudo ou outro motivo. O transporte é feito de forma individual ou coletiva. 

Alysson Rogério, motorista da linha 104
Dentro deste ciclo, o motorista de ônibus é parte importante, pois ele está diretamente influenciando nas atividades das pessoas que utilizam o transporte público, pois caso ele não faça o seu trabalho de forma correta, ou seja, atrasando o ônibus, deixando de realizar uma parada ou dirigindo em excesso de velocidade, pode prejudicar um daqueles passageiros que estão naquele instante dentro do veículo.

É preciso entender que o motorista durante a sua jornada de trabalho, é submetido a múltiplos riscos que podem gerar doenças, como exemplo; - Os ruídos e vibrações que podem causar a perca de audição, lentidão nos reflexos e mal-estar. - Variações de temperatura que podem causar fadiga e perdas liquidas. - Exposição a gases e poeira que podem causar doenças nas vias respiratórias. - Os movimentos repetitivos que levam ao aparecimento de doenças articulares. 

Nelson Júnior, motorista da linha 102-Esplanada
Preocupações das mais variadas interferem no trabalho do gestor de unidade móvel incluindo-se o estresse físico, psíquico e social. Não há dúvida de que os desgastes físicos, psíquicos e sociais vão além do limite de tolerância de qualquer atividade. O cumprimento de jornadas longas, alimentação não condizente, obesos, com privação do sono, sem condicionamento físico, sem exames periódicos, mal remunerados, tudo concorrendo para que possamos afirmar que se trata de trabalho penoso, onde o operador dá mais do que é possível na sua jornada de trabalho 

Alex Alves, motorista da 510-Tambaú
Por estas razões citadas acima, é importante que as empresas realizem a educação continuada, incentivando a estes profissionais a estarem sempre informados sobre a manutenção da saúde clínica e ocupacional, além do uso correto do tempo de descanso. Afinal, ele é o responsável no transporte para que as pessoas alcancem os seus objetivos finais. Deixar a profissão de motorista de ônibus completamente isenta de irritações é impossível, mas dá para melhorar bastante e boa parte da melhora vem pela educação e bom trato de todos.

Com informações: Fortalbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...