domingo, 14 de junho de 2015

Em crise, Itapemirim se desfaz de linhas e vende 40% dos ônibus

Na tentativa de segurar seus negócios e manter-se de pé mesmo diante de um cenário difícil para empresas de transportes de passageiros em todo o país, a Viação Itapemirim, umas das mais tradicionais empresas de transporte do Brasil, vendeu cerca de 40% de sua frota de veículos e transferiu mais da metade das linhas em operação para a também cachoeirense Viação Kaissara. 
A empresa foi fundada em 1953, pelo empresário Camilo Cola, em Cachoeiro de Itapemirim. Apesar de estarem situadas na mesma cidade e dividirem, inclusive, espaços, as duas transportadoras garantem que são “empresas distintas”. Foram repassadas à Kaissara 68 das 118 linhas que eram operadas pela Itapemirim. Com a negociação, a Itapemirim fica operando 50 trechos, correspondendo a 43% da fatia de mercado em que atuava antes da venda. 

Na resolução (nº 4662) que oficializa a transferência, publicada no “Diário Oficial da União”, constam o repasse de linhas importantes, como a São Paulo (SP) - Rio de Janeiro (RJ), a Cachoeiro de Itapemirim - RJ, e a SP - Curitiba. O valor da venda não foi divulgado por nenhuma das empresas. O diretor de Operações da Itapemirim, Marcos Poltronieri, nega que a empresa esteja em processo de falência, mas admite que o volume de passageiros caiu nos últimos anos. Segundo ele, as dez maiores empresas de ônibus do país passam por momentos difíceis. Enquanto sobem os custos com pneus, combustível, pedágio e manutenção, e se expandem as políticas de gratuidades, o valor da passagem não é reajustado na mesma velocidade, argumenta. “Ganhar dinheiro com ônibus, hoje, não é tarefa fácil. A gente trabalha muito para ter pouco resultado”, completa. 

De acordo com o Diretor de Operações da Kaissara, Fernando Santos, as linhas assumidas pela empresa começam operando com 271 ônibus. “A atual situação econômica crítica do nosso país fará e já está fazendo com que as empresas busquem soluções estratégicas para se adequarem a esse novo cenário. A Kaissara inicia suas operações fazendo seus investimentos de maneira responsável, buscando principalmente a manutenção dos seus postos de trabalho”, aponta.

Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...