segunda-feira, 27 de abril de 2015

Prefeito transfere responsabilidade para DER e João Pessoa fica sem plano de Mobilidade Urbana

Apesar de ser uma exigência da Política Nacional de Mobilidade para a concessão de recursos federais aos projetos de transporte urbano na cidade - cujo prazo máximo de entrega expirou no último dia 3 de janeiro - em João Pessoa o plano sequer chegou a ser elaborado nem as audiências que o precedem, realizadas.
Congestionamentos na Epitácio Pessoa ocorrem diariamente
Para Hipólito Rodrigues, Chefe de Articulação e Promoção à Cidadania da Secretaria municipal de Transparência, o DER tem que tomar a frente disso, criando um Comitê Gestor aprovado pela Assembleia Legislativa. Ele criticou ainda o fato de o órgão não ter participado nem enviado representante a seminário sobre mobilidade urbana nas cinco cidades por ele coordenado em abril do ano passado na Estação Ciência, no Altiplano Cabo Branco.

Seminário de Mobilidade aconteceu, mas plano não saiu do papel
Por sua vez, a ex-diretora de transportes do DER, Nilza Magalhães, entende que esse planejamento cabe à Semob e não ao Órgão, pelo fato de a respectiva diretoria tratar apenas do transporte rodoviário e não ser competente para criar o "Conselho Gestor" sugerido, pela condição de segundo escalão, vinculado à Secretaria estadual de Infraestrutura, para discutir um plano que envolve, sobretudo, o transporte a pé, bicicletas, transporte coletivo, transporte de carga, educação, gestão e financiamento, além da hierarquização dos vários tipos de vias públicas. "Ademais, o fato de integrar uma Região Metropolitana não impede a adoção do Plano por determinado município, a exemplo do que ocorreu aqui próximo, em Recife, e dias atrás em Campina Grande, que têm um aglomerado metropolitano de 17 e 19 municípios respectivamente", arrematou a engenheira civil com especialização em trânsito e transporte, e uma das responsáveis pela criação da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Campina Grande. Procurado, o Superintendente da Semob, Roberto Pinto, não quis dar declarações. 

Fonte: Mobilize.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...