terça-feira, 28 de abril de 2015

O motorista da linha 5100

Obviamente que não há apenas um motorista na linha circular 5.100 do transporte coletivo urbano daqui de João Pessoa. São vários os motoristas (e também os cobradores) para operarem os 12 ônibus da frota daquela linha nas 24 horas do dia, vez que a primeira das viagens começa à zero hora e 50 minutos da madrugada e a última (que é a 85ª viagem) inicia-se às 23h20. Estes 12 ônibus, juntos, em um só dia, percorrem nada menos do que 4.122 km, vez que o percurso da linha é de 48,5 km. Estes 4.122 km correspondem praticamente a uma viagem de ida e volta entre João Pessoa e São Paulo! 
O motorista Augusto Cezar participou, ao vivo, do programa Encontro
Mas, como o título destes escritos refere-se a um só motorista dessa linha 5.100, ele é Augusto Cezar Almeida de Sousa, funcionário da empresa Transnacional (do Consórcio Unitrans), que ganhou notoriedade por uma atitude tomada quando, pelas 7h30 do sábado 18 de abril corrente, observou que ao ônibus adentrara uma gestante e que nenhum dos passageiros a ela cedera o lugar. Ele então diretamente se dirigiu aos passageiros ponderando que alguém cedesse seu lugar à gestante, assim o fazendo com a intenção de resguardá-la e evitar o risco de desequilíbrio em face da eventualidade de um freio para ela inesperado. 

Como de pronto ninguém cedeu o lugar à gestante, o motorista Augusto ponderou que não era conveniente continuar a viagem sem que aquela senhora estivesse sentada. Aí logo houve quem cedesse o lugar… e a viagem prosseguiu, entretanto tendo sido bem marcante para uma outra passageira, a jovem Monalisa Dias, que registrou o fato em seu “facebook”, enaltecendo a atitude do motorista e até fazendo agradecimento. 

Esse registro foi compartilhado por tanta gente que fez até com que o programa “Encontro – com Fátima Bernardes”, da TV Globo, edição da recente sexta-feira (dia 24), entrevistasse, diretamente de João Pessoa, o motorista Augusto Cezar dentro de uma temática, ali pautada, sobre “Gentileza gera gentileza”. Nas declarações dadas pelo próprio motorista Augusto Cezar ficou caracterizado que são muitos os motoristas que operam com a mesma responsabilidade profissional, aí incluindo gentileza e respeito aos passageiros. Disse ele: “Não sou eu apenas que trabalho dessa forma. Tem muitos outros companheiros que trabalham assim… só que nem todos têm a sorte de ser divulgado”.

por MÁRIO TOURINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...