sexta-feira, 13 de março de 2015

Sobre a Semob

Não há dúvida de que a Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana) é um dos mais (se não o principal) órgão(s) da PMJP, exigido(s) e citado(s) pela população pessoense. 
É que em sua área de atuação (a mobilidade urbana) dois segmentos são vitais para a cidade 24 horas por dia, todos os dias: o trânsito e o transporte coletivo. E dentre estes dois segmentos, qual o mais importante?! O trânsito ou o transporte coletivo?! 

Talvez tenha sido pela dúvida que, quando de sua última reestruturação organizacional em que deixou de ser STTrans e passou a denominar-se Semob, juntaram-se os dois segmentos em uma só Diretoria: a de Operações. Porém, a complexidade e importância desses dois setores são em tal dimensão queas opiniões de especialistas são no sentido de que cada um conte com uma Diretoria específica, não só na caracterização de fortalecimento em suas ações, mas, também, para que haja maior concentração de esforços por parte das equipes técnicas. 

Estas considerações são aqui feitas pelo reconhecimento que temos de o quanto é complexo (e muitas vezes incompreendido) o trabalho de um órgão como a Semob, especialmente em uma cidade como João Pessoa que tem aumentado vertiginosamente o quantitativo de veículos automotores para circularem praticamente no mesmo sistema viário de vinte ou trinta anos atrás e com poucas possibilidades de ampliação. E isto é motivo de parabenizarmos a Semob, porque igualmente entendemos que o transporte coletivo é que deve estar à frente para a definição do trânsito.

por MÁRIO TOURINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...