segunda-feira, 23 de março de 2015

Qualidade no transporte coletivo

De acordo com pesquisa da NTU, as principais queixas dos usuários do transporte público, em todas as cidades brasileiras, a respeito da (má) qualidade dos serviços, correspondem ao descumprimento dos horários e ao tempo de espera nos pontos de embarque. Estas queixas obviamente também abrangem a cidade de João Pessoa, onde pesquisa específica igualmente aponta que os pessoenses usuários do transporte coletivo mais reclamam é do descumprimento dos horários e a conseqüente demora nos pontos de parada dos ônibus! 

Esta situação, que, como já exposta, é nacional, seria culpa de quem?! Esta falta de ação para melhor qualificar o transporte público teve, como contrapartida, o aumento vertiginoso no número de carros graças a uma série de incentivos oficiais, de tal modo que nas últimas décadas houve uma perda contínua de passageiros nesse mesmo transporte público. E daí se criou um círculo vicioso, vez que menos usuários representa passagens mais caras, que implica na diminuição no número de passageiros… o que repercute em diminuição na receita… que provoca o desequilíbrio econômico-financeiro desse serviço… que por fim causa a perda da qualidade deste mesmo serviço. 

Como se vê, a qualidade do transporte público mais depende em investimentos públicos na infra-estrutura desse setor, minimamente na instalação de faixas exclusivas para os ônibus, a fim de propiciar o cumprimento dos horários das viagens e conseqüente diminuição no tempo dos usuários nos pontos de embarque/desembarque. Mas – claro – precisa mais, em razão do que e sobre o que brevemente voltaremos ao assunto.

por MÁRIO TOURINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...