sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Ônibus sustentável em João Pessoa

Perguntaram-nos se aqui em João Pessoa, no âmbito da frota do transporte coletivo urbano, já existe, mesmo, algum ônibus classificado como “sustentável”, ou seja, aquele veículo que opere já adequado à tecnologia que proporciona bem menos poluição ao meio ambiente. Esta pergunta foi-nos formulada – e assim justificada pelo próprio questionador – porque ele observara que alguns ônibus, especialmente da empresa Santa Maria, têm, em sua lateral, um desenho circular (representativo de um selo), nele contendo a expressão “ônibus sustentável”. 

É verdade! Há, mesmo, aqui em João Pessoa, dentro da frota dos coletivos urbanos, especialmente da empresa Santa Maria, veículos com esse selo “ônibus sustentável”! E é verdade também que esses veículos estão mesmo no contexto dos “ônibus sustentáveis”! – Esses veículos, não só os que estão com essa indicação de “ônibus sustentável”, mas todos os fabricados a partir de 2012, particularmente os da marca Mercedes Benz, já vêm dotados de uma tecnologia (a “Blue Tec 5”) em que recomenda (ou obriga) a utilização do diesel tipo S-10. 

Há, portanto, em João Pessoa, no sistema de transporte coletivo urbano, algumas dezenas de veículos do tipo “ônibus sustentável”, mesmo que na maioria deles não conste o selo como o faz a empresa Santa Maria. O fato é que, como bem noticiado a cada ocorrência, em 2012, 2013 e 2014 houve renovação de parte da frota, nela se incorporando “novos ônibus novos”, ou seja, no transporte coletivo urbano de João Pessoa cerca de 150 veículos, que se utilizam do diesel S-10, são do tipo “ônibus sustentável”.

por MÁRIO TOURINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...