segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Guanabara, superando adversidades para atender melhor o usuário

Na história da Guanabara, houve várias superações enfrentadas pela empresa, em verdadeiras aventuras, nas estradas precárias do Brasil. Vinte anos atrás a realidade das estradas brasileiras era crítica. Se pudéssemos fazer um paralelo das condições das rodovias com um paciente doente, poderíamos dizer que ele se encontraria na UTI. Em geral as estradas apresentavam um estado de conservação incompatível com as condições desejáveis para um transporte eficiente, principalmente, no que se refere ao estado de conservação das estradas. 

Nas regiões Norte e Nordeste a situação era particularmente mais grave. Trafegar pelas estradas dessas regiões era uma autêntica prova de barro e ficavam intransitáveis de tão alagadas quando chovia. Em outros pontos, havia situações inacreditáveis em que a passagem de um lugar para outro sobre pontes de madeira, como o mínimo de segurança possível.e enduro. Muitas estradas do interior sequer possuíam algum tipo de pavimentação. 
O diretor da Guanabara, Carlos Magalhães, lembra que os ônibus que percorriam o sul do Piauí, por exemplo, andavam com um “kit reboque” com cordas e correntes para os casos de atolamento. “Era comum carro atolar no período chuvoso”, lembra. Em alguns locais, as vias eram de mão única e “quando vinha um carro no sentido oposto, o ônibus precisava puxar para o lado da vegetação para dar passagem ao veículo”. “A gente contratava até pessoas da região para cortar as árvores para facilitar essa espécie de acostamento”, recorda. 

Do Maranhão, a lembrança do diretor é das pontes de madeira na localidade de Coelho Neto e Pirapemas. “Não sei como os veículos passavam por cima daquilo. Eram sete pontos da BR até chegar em Pirapemas. O ônibus passava e a ponte tremia toda. Quando tinha chuva, não passava nada, o ônibus parava na BR e os passageiros seguiam a pé. Uma ventura”, relata Magalhães.

Fonte: Fortalbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...