quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Novo VLT é testado; João Pessoa ganhará novas estações ferroviárias

O número de passageiros que utilizam o sistema ferroviário diariamente na Região Metropolitana de João Pessoa deve pular de cinco mil para 40 mil quando o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) estiver funcionando em sua totalidade, segundo a CBTU. O superintendente da CBTU, Wladme Macedo, prevê que cinco novas estações devem ser construídas para atender esse novo contingente de passageiros. Wladme afirmou que os investimentos serão feitos para a construção de novas estações. Wladme afirmou que novas estações serão construídas.
O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (27) em uma viagem realizada para a imprensa local, quando o novo veículo foi do Centro da capital até o bairro de Mandacaru. “O estudo mostrou que temos a capacidade de elevar em muito o número de passageiros diários. Hoje são cerca de cinco mil pessoas sendo atendidas. Pretendemos transportar uma média de 40 mil pessoas quando todos os veículos estiverem funcionando”, afirmou Wladme. 

Já o gerente de Planejamento e Engenharia da CBTU, Claudio Piccoli, explicou que foram investidos R$ 76 milhões na compra dos oito novos veículos. “Acreditamos na construção de cinco novas estações e na relocação de outras. Estamos já estudando a construção de uma em Cabedelo, já que existe a possibilidade da construção de um novo shopping na cidade. A escola técnica daquele município também deve ser beneficiada. Santa Rita deve receber duas novas, além da troca de mais de 20km de trilhos”, comentou Claudio. Ele disse ainda que as obras devem começar no início de 2016. “O projeto está sendo elaborado e deve ser finalizado até setembro. Depois ele vai para o processo de licitação e aí acreditamos que até o início do próximo ano será iniciado”, relatou. 

Conscientização: Wladme conversou ainda sobre as campanhas de conscientização que precisam ser feitas para que a população saiba usar e preservar o equipamento. “Por se tratar de algo moderno, precisa de cuidados e que seja usado da forma correta. É um investimento grande que está sendo feito e que não pode ser destruído pela população. Acredito que esta nova tecnologia será muito bem aceita, mas não pode ser degradada, e isto só será possível com a conscientização dos que estarão aqui, fazendo uso dos VLTs diariamente”, afirmou.

Fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...