segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Paraíba recebe primeira composição do VLT

A primeira composição do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) chegou à Região Metropolitana de João pessoa no final da manhã deste sábado (1º). Segundo a assessoria da CBTU, o veículo, que é um tipo de trem mais moderno, rápido e seguro, foi descarregado em Cabedelo, onde fica recolhido à oficina para a conclusão da montagem.
Segundo a assessoria de comunicação, a previsão é que o VLT comece a ser operado em fase de testes em dezembro deste ano, com expectativa de iniciar a operação comercial no início de 2015. A partir da chegada dessa primeira composição, a cada dois meses a fábrica Bom Sinal deverá entregar mais uma até totalizar oito trens, segundo informou a CBTU. 

A entrega do VLT é uma etapa do projeto de modernização do sistema de trens urbanos de João Pessoa, que ainda terá a contratação de uma empresa especializada para realizar os estudos e apontar as necessidades de construção e adequação das estações, via férrea, remodelação da Oficina e demais obras de melhoria nos 30km do sistema. Nesta etapa, a aquisição do VLT representa um investimento da ordem de 70 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos. Ao final do processo de modernização, prevista para os próximos quatro anos, a CBTU estima reduzir o tempo de espera entre os trens dos atuais 55 minutos para até 15 minutos, com a construção de estações ilhas que possibilitará mais cruzamentos entre as composições. Também prevê um salto no número de passageiros transportados de 5 mil/dia para até 40 mil usuários diários.

Fonte: G1 Paraíba / Fotos: Everaldo Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...