terça-feira, 5 de agosto de 2014

Vendas de ônibus acumulam queda de 12,5%

Legado da Copa do Mundo. Com certeza para o mercado de ônibus ele não foi sentido, o que também é um termômetro em relação às obras de mobilidade anunciadas pelo Governo Federal quando comemorou a escolha do Brasil como sede do mundial de futebol. Com a aproximação do evento, fabricantes e revendedores esperavam que as obras ganhassem ritmo e consequentemente refletissem na procura por ônibus novos. Mas isso não aconteceu. Balanço divulgado pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores mostra que o mercado de ônibus está com resultado abaixo das perspectivas menos otimistas. No acumulado do ano, entre janeiro e julho, foram emplacados 17 mil 455 ônibus ante 19 mil 949 unidades vendidas em período semelhante de 2013. A queda é de 12,5%.
De junho para julho, houve uma reação, com alta de 10,86%. Em junho foram emplacados 2 mil 237 ônibus e em julho foram 2 mil 480. A alta ainda não foi suficiente para reverter o cenário negativo no comércio de ônibus. Tanto é que na comparação entre julho deste ano (2 mil 480 ônibus) e julho de 2013 (3 mil 144 ônibus) a queda foi de 21,12%. Atribuir estes números negativos ao legado insuficiente da Copa é analisar a questão de forma parcial.

O edital da ANTT previa dividir e licitar o sistema em 54 lotes de 16 grupos. O efeito das manifestações de junho do ano passado ainda conta também. Por causa dos protestos, boa parte das tarifas em todo o País ficou congelada. Os empresários que tiveram complementações de receita afirmaram que o dinheiro não era suficiente para as renovações.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...