segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Tarifa elevada faz brasileiros deixarem de andar de ônibus, revela NTU

Com o aumento das tarifas acima da inflação, em 2013 um total acumulado de 175 milhões de passageiros deixou de usar ônibus, segundo pesquisa da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Isso significa que 560 mil passagens deixaram de ser vendidas diariamente, em comparação com o ano anterior. Isso corresponde a uma redução de 1,4% no número de passageiros transportados, entre 2013 e 2012. O setor foi um dos principais alvos da manifestações de rua de 2013. 

Segundo a NTU, a queda se deve, principalmente, à migração das pessoas para os transportes individuais motorizados e ao alto custo do diesel, repassado ao valor da tarifa. O presidente da NTU, Otávio Cunha, nega, porém, que a má qualidade do transporte público contribua para essa fuga.. “É a baixa demanda o que tem resultado na má qualidade do transporte público”, alega. Ele admite, porém, a existência da baixa qualidade do transporte, mas a atribui ao fato de o Governo Federal não estabelecer políticas públicas de transportes: “Falta inteligência para pensar o transporte e também investimento e capacitação profissional”, disse. 

De acordo com Cunha, a falta de políticas públicas resulta na redução da velocidade operacional, no aumento do custo dos insumos e na competição com transporte individual. “A velocidade média das viagens caiu em 50% nos últimos dez anos, de 25 quilômetros por hora (km/h) para 12 km/h”, disse. Segundo ele, o empresário do setor é apresentado como vilão por tentar aumentar a tarifa, “mas nós tentamos aumentar a tarifa apenas para manter o mesmo nível do transporte público”. O presidente da NTU ressalva, porém, que os recentes investimentos em infra-estrutura em mobilidade já apresentam resultados. 

Fonte: Monitor Mercantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...