sexta-feira, 20 de junho de 2014

O desconforto dos transportes públicos na Capital

São muitas as reclamações feitas pela população pessoense sobre o transporte público. A maior delas é a pequena quantidade de ônibus, fazendo com que o usuário passe muito tempo nas paradas e seja obrigado a subir em veículos extremamente lotados. 
Segundo a Prefeitura Municipal de João Pessoa, o Sistema de Transporte Coletivo Convencional conclui-se da seguinte forma: - 90 linhas convencionais; -545 ônibus cadastrados estando 467 operando; -212 ônibus adaptados para pessoas com algum tipo de deficiência. A frota de João pessoa é considerada uma das mais novas do país, tendo 4,3 anos de idade, enquanto a média nacional é de 5,5 anos. 

Os ônibus que pertencem a seis empresas (Mandacaruense, Marcos da Silva, Reunidas, São Jorge, Transnacional e Santa Maria) transportam por dia quase 280.000 pessoas. Um número muito pequeno de transporte para uma população tão grande. Outro problema grave é a falta de acesso a deficientes. Apesar dos 212 ônibus citados como adaptados, muitos motoristas não param. Ou se param é muito difícil o acesso do deficiente com a super lotação. 

A AETC, responsável pela administração de transporte público em João Pessoa disse que, em quanto a super lotação, a quantidade de ônibus no município é determinado pela Semob que afirma que o número de ônibus é suficiente para atender a população. Em quanto a acessibilidade, o número de ônibus atende aos deficientes.

Fonte: Portal Livre Net

Um comentário:

Unknown disse...

"O número de ônibus é suficiente para atender à população" - SEMOB. Não é o que acontece na prática. Linhas como 104,116,118, 204, 208, 603, 1519, 5120, 7118 e 7120 andam extremamente lotadas, com os passageiros nas escadas das portas. Como é que a SEMOB ousa afirmar que os ônibus são suficientes? Vai andar num desses nos horários de pico e entre-picos.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...