segunda-feira, 21 de abril de 2014

Universitários denunciam a escassez de ônibus que fazem a rota do campus V da UFPB

Linhas 2307 e 3207 somam 4 carros apenas trafegando via Campus V-UFPB
Alunos do campus V da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, estão insatisfeitos com a prestação do serviço de transporte público. Os universitários denunciam a escassez de veículos que fazem a rota, o que causa uma espera de até mais de uma hora entre um ônibus e outro. Além disso, nem todos os motoristas entram na rua que dá acesso à universidade, segundo a denúncia. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) informou que definiu ajustes na operação das linhas de transporte coletivo que passam pelo campus V e que as mudanças estão sendo analisadas e entrarão em funcionamento em breve. Apenas as linhas 2307-Penha/Rangel e 3207-Penha/Rangel, além do 'ligeirinho' I007-Penha/Jacarapé, fazem a rota que beneficia os alunos do Centro de Tecnologia Regional, no campus V. 

Linha I007-Penha//Jacarapé possui 2 veículos
O estudante do curso de Gastronomia Juarez da Silva Filho, 24 anos, ingressou na universidade no segundo período, que teve início nesta semana. Juarez mora no bairro de Valentina Figueiredo e contou que precisa pegar dois ônibus até a universidade, mas que não consegue integrar (fazer outra viagem sem pagar mais uma passagem) porque o tempo de espera pelo segundo transporte ultrapassa o limite de tempo estabelecido para a integração temporal, que é de 30 minutos depois do desembarque do primeiro ônibus. “Já passei mais de uma hora esperando o ônibus passar. Isso é constante. Muitas vezes chego atrasado na aula por conta disso. E outro problema é que os motoristas só entram para a universidade quando algum aluno avisa que vai descer. Os motoristas até perguntam, mas se ninguém avisar, eles passam direto”, declarou. 

Já a vice-presidente do Centro Acadêmico (CA) de Gastronomia, Daiane Xavier, que iniciou o curso ainda no primeiro período, no segundo semestre do ano passado, a Semob já foi procurada e informada sobre as queixas dos alunos. “Fomos à Semob, conversamos com eles, repassamos os problemas e eles ficaram de resolver. Nos disseram que iria melhorar o serviço e fiscalizar o comportamento dos motoristas, mas o problema, a demora continuam”, relatou. Segundo Daiane Xavier, os alunos dos outros dois cursos ofertados na unidade são mais prejudicados, pois as aulas acontecem nos turnos tarde e noite, que geralmente sofrem ainda mais com a demora. “Os alunos dos cursos de Tecnologia da Produção Sucroalcooleira e Tecnologia de Alimentos já me contaram que como à noite a demora é ainda maior, chegam a pedir aos professores que os liberem cerca de 10 a 15 minutos antes do término da aula, porque se perder o ônibus daquele horário, só depois de uma hora de espera”, disse.

Fonte: Jornal da Paraíba

2 comentários:

Unknown disse...

cade a semob que so fala fala e nada resolve ,quando é pra multar o cidadao ela sabe,desde o inicio do das aulas no campus v que ligamos para la reclamando, denunciando ate com cadastros de nomes e CPFS e nada foi resolvido. Independente se estiver apenas um aluno na parada, mas é direito de todo cidadao transporte publico e é dever das empresas colocar onibus pra la ...Nao vou desistir como todo brasileiro nao desistimos nunca...

Unknown disse...

Danielle, meu nome é Glauber. Sou estudante também aí do Campus V (Tec. de Alimentos - tarde) e vejo as reclamações do pessoal em todos os horários, tanto à tarde quanto à noite. O problema realmente existe, apesar de sabermos que as dificuldades devido ao engarrafamento no trânsito também contribuem para o atraso dos ônibus. Porém, o maior problema eu diria é que muitos motoristas desviam o itinerário pelo Campus, deixando os usuários literalmente "a ver navios". Eu trabalho na Semob e já conversei aqui com alguns supervisores no sentido de coibir esse tipo de prática por parte de alguns operadores de ônibus. Todavia, acredito que deveríamos fazer um abaixo assinado e passarmos em todas as salas, de todos os cursos e turnos; em seguida, reunir uma equipe e levar essas assinaturas diretamente no setor de transporte. Precisamos também conversar com o professor Marcelino, para que ele mande um ofício à Semob, comunicando do problema. Eu, inclusive, já autuei motoristas que foram flagrados por mim desviando itinerário no Campus, porém o trabalho precisa ser intenso. Essa semana vou fazer o possível para irmos até aí após as 18 h fazermos uma fiscalização com viatura descaracterizada até as 22:20, que é a hora que passa o último carro. Qualquer coisa só entrar em contato. Até mais.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...