quarta-feira, 16 de abril de 2014

Semob e empresas esclarecem sobre desembarque nos ônibus

A Semob – Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana, através de seu diretor de planejamento, Adalberto Araújo, e as empresas de transporte coletivo urbano de João Pessoa, estas representadas pelo presidente do Sintur, Alberto Nascimento, estiveram reunidos tratando sobre o desembarque dos passageiros nos ônibus desta capital, se pela porta traseira ou pela porta do meio. 

Na oportunidade foi apresentado, no pátio na Semob, um desses veículos de três portas com a demonstração de sinalizações, através de adesivos internos e externos, para melhor orientar os passageiros sobre as portas específicas de desembarque. Após as avaliações, de que participaram também outros técnicos da Semob, ficou definida que a saída dos passageiros em geral fica mesmo sendo pela porta traseira, reservando-se a porta do meio (que conta com o equipamento elevatório para cadeirantes) para a “saída preferencial para idosos, gestantes e pessoas com deficiência”. E esta porta do meio também é utilizada, obviamente, para a entrada destes mesmos segmentos especiais (idosos, gestantes e pessoas com deficiência). A única exceção de uso da porta do meio, saindo da utilização restrita para utilização ampla, ocorre no Terminal de Integração do Varadouro (TIV), onde essa porta pode ser usada também para o desembarque de todos os passageiros, indistintamente, isto para facilitar e dar velocidade ao transbordo naquele setor no qual em maior número dá-se o embarque e desembarque dos usuários do transporte coletivo. 

Porta do meio fica destinada a cadeirantes e idosos
Essa conclusão consensual entre a Semob e as empresas operadoras do transporte coletivo para focar a saída dos passageiros em geral pela porta traseira, levou em conta, também, que ainda há muitos ônibus que têm apenas duas portas: a dianteira e a traseira. Concluíram, portanto, que a uniformização na orientação, focando a saída só pela porta traseira, proporciona melhor resultado na orientação aos passageiros. 
.
Estas orientações, porém, aplicam-se em relação aos ônibus (que já são maioria da frota) em que a entrada ocorre pela porta dianteira e em relação aos quais consta o respectivo aviso, bem chamativo, no parabrisa dos mesmos. Ainda existem alguns poucos veículos que não foram adaptados para tal e por isso essa entrada neles se manterá até que sejam adaptados, cuja conclusão acontecerá brevemente, quando toda a frota estará uniformemente adequada ao acesso pela porta dianteira.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...