sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Na Paraíba, Governo e alternativos chegam a acordo sobre transporte alternativo

Após mais de seis horas de reunião no Salão Nobre do Palácio da Redenção, nessa quarta-feira (4), o governador Ricardo Coutinho, representantes das empresas e de motoristas de ônibus, dos transportes alternativos e taxistas chegaram a um consenso sobre a elaboração de um projeto de lei que regulamenta o transporte público complementar na Paraíba. 

Com base nos pontos discutidos na reunião, o governador irá encaminhar, ainda este mês, um projeto de lei à Assembleia Legislativa da Paraíba que institui o Serviço de Transporte Público Complementar de Passageiros, que vai harmonizar a relação entre empresas de ônibus convencional e alternativos. Pela primeira vez, se reuniram com Ricardo, empresários de transportes coletivos, representantes dos alternativos, dos taxistas, dos motoristas de ônibus, das prefeituras de João Pessoa, Santa Rita e Cabedelo, o prefeito de Bayeux, Expedito Pereira, além do procurador Valberto Lira e dirigentes do DER, Detran, Polícia Militar e PRF para se chegar a um consenso. 

O governador afirmou que, com bases nos pontos elencados, o governo vai redigir um projeto de lei com as normas que disciplina a atividade e enviá-lo para a apreciação do legislativo estadual. “Dialogamos com todos os envolvidos individualmente e juntamos numa mesma mesa para discutir suas propostas e colocá-las em prática numa legislação que representava uma luta de mais de 20 anos dos alternativos. Chegamos a um consenso e vamos elaborar um projeto bom para os motoristas, empresários e, principalmente, para a população”. 

Segundo Ricardo Coutinho, a ideia central é garantir que os transportes alternativos venham a circular em linhas complementares as já existentes, com horários, tarifas estabelecidas e com veículos de 15 a 21 lugares. Ricardo explicou que não poderão atuar nos centros urbanos das grandes cidades e nem em veículos pequenos e terão uma característica de transporte complementar, que vai fortalecer todo o sistema e evitar a disputa predatória que existe hoje. “Vamos garantir para os alternativos a segurança e o respeito ao sistema regular de transporte, que emprega motoristas e cobradores, e os taxistas que pagam seus impostos”. 

Fonte: PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...