quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Marcopolo lança oficialmente o novo Torino

Com 30 anos no mercado de ônibus urbano, o modelo Torino, da Marcopolo, está de cara nova. A produtora de carrocerias, no entanto, garante que não foi apenas o design do ônibus que mudou. Segundo a Marcopolo, o modelo possui materiais mais leves e modernos que aumentam a funcionalidade do veículo.
Novo Torino com Layout da Unitrans - Foto: Gustavo Bayde / MONTAGEM: Flávio Eduardo
Os conjuntos ópticos dianteiro e traseiro contam agora com luzes diurnas, permitindo com que os outros motoristas notem o ônibus numa distância maior, aumentando a segurança. O sistema multiplex, que permite o gerenciamento das funções da carroceria e do chassi, podendo mostrar preventivamente eventuais problemas, foi renovado. 

O painel de instrumentos conta com uma tela LCD de 3,5 polegadas que informa os principais dados de funcionamento do ônibus. O novo Torino pode ter como opcional sistema de ar condicionado. Para facilitar a manutenção, algumas peças foram redesenhadas e ganharam novos conceitos, como os para-choques dianteiro e traseiro divididos cada um em três partes. A Marcopolo diz também que os novos-parachoques absorvem melhor os impactos. O assoalho do ônibus também é dividido, formado por painéis que podem ser removidos, o que facilita a manutenção interna. A remoção dos painéis do assoalho pode ser feita sem a necessidade de retirar as poltronas.

INVESTIMENTOS: O modelo, a exemplo da versão até então mais recente do Torino, que era feito desde 2007, vai ser produzido na unidade Ciferal, no Rio de Janeiro. De acordo com a Marcopolo, o projeto do novo Torino demorou dois anos e custou cerca de R$ 40 milhões, incluindo o trabalho das equipes de design, engenharia, marketing e modernização da planta do Rio de Janeiro para a produção deste ônibus. 

MOTORIZAÇÃO DIANTEIRA: Pelas características operacionais do País, com condições adversas de relevo e tipo de pavimentação, a motorização dianteira tende a ter ainda a continuar respondendo por mais de 80% do mercado de ônibus urbanos no Brasil. Além duisso, a manutenção deste tipo de ônibus é mais barata, o que atrai os empre´sarios, mesmo os que podem operar com veículos de motor traseiro ou central. E o novo Torino atende a este segmento. Ele pode ser encarroçado sobre chassi Mercedes Benz, Volvo, Scania, Volkswagen/MAN, Agrale e Iveco. O tamanho da carroceria é de até 13 metros e 28 centímetros, com capacidade para 47 passageiros sentados mais motorista, cobrador e espaço para cadeira de rodas ou cão guia, conforme determina legislação. 

Desde quando começou a ser produzido comercialmente, em 1983, o Torino registrou produção de 100 mil unidades, segundo a Marcopolo.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...