terça-feira, 29 de outubro de 2013

Trânsito da Capital vai piorar nos próximos anos

Nos últimos quatro anos, o número de famílias motorizadas aumentou 12,8% na Paraíba, de acordo com um estudo do Ipea, divulgado semana passada. O levantamento usa dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2008 e 2012. No entanto, o superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Nilton Pereira, assegura que o crescimento da frota de veículos na Capital é muito maior, chegando a 10% anualmente. E avisa que a situação de quem utiliza transporte privado vai piorar nos próximos anos. 

“Parece um paradoxo aumentar a quantidade de veículos e diminuir a mobilidade, mas temos que considerar que quando colocamos mais veículos do que suporta aquele espaço físico, os veículos simplesmente não andam. Isso está acontecendo em todas as grandes Capitais brasileiras”, afirmou Nilton Pereira, que ressalta que o percentual da Paraíba apresentado pelo Ipea parece pequeno porque inclui todas as cidades do Estado. Dessa forma, os municípios pequenos – que possuem frota pequena - estariam influenciando no resultado final. “Se existe pouco espaço para carros hoje, vai ficar muito menor. O transporte público vai dominar o espaço de João Pessoa”, esse é o alerta do superintendente da Semob. Ele explica que o projeto de implantação da BRT em João Pessoa vai revolucionar os hábitos do paraibano, nos próximos anos. A implantação de uma faixa exclusiva para ônibus vai sacrificar uma faixa para carros mas, segundo Nilton, o que parece um problema vai ser a solução da mobilidade. 

“Vamos pegar o filé do sistema viário, os principais eixos e vias e dar prioridade e exclusividade para o transporte público. Os carros terão que procurar outras rotas. Isso tem que ser feito porque é o transporte público que mais transporta gente nas cidades. Resultado: vamos restringir o uso do automóvel, mas antes disso vamos oferecer um transporte público de qualidade”, disse Nilton, que é engenheiro e doutor em transporte. As obras de implantação do BRT iniciam no próximo ano e a obra está prevista para ser concluída em 2016. 

Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...