sábado, 28 de setembro de 2013

Veículos invadem faixa exclusiva para ônibus

Apesar de terem sido criados há quase 3 anos, as faixas exclusivas para ônibus no Centro e no bairro do Varadouro, em João Pessoa, continuam sendo descumpridas. De janeiro a agosto deste ano, 160 condutores foram multados após serem flagrados trafegando nessas vias. A pena é considerada leve, com multas de R$ 52,21 e acréscimo de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As faixas exclusivas existem no Centro da capital. 
Para o diretor de Operações da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Cristiano Nóbrega, o desrespeito é resultado da falta de conscientização e não de informação. “Nossa intenção não é multar e, sim, educar. Por isso, sempre realizamos campanhas educativas, damos orientações, explicações, tentando mostrar aos condutores a importância de não trafegar nas faixas exclusivas”, destacou. 

Em João Pessoa, as faixas foram implantadas em 2010, com a meta de desobstruir o tráfego em alguns trechos do Centro. A medida foi adotada, inicialmente, no anel interno do Parque Solon de Lucena, onde é possível ver com facilidade motoristas cometendo a infração. O local possui três faixas para a passagem de carro e reúne a maioria das linhas de ônibus que cruzam a cidade. Uma das faixas ficou reservada apenas para o tráfego de transportes coletivos. Com isso, as demais vias ficaram livres para o trânsito de carros particulares. A divisão causou mais organização e reduziu a intensidade dos congestionamentos, como explica Cristiano Nóbrega.

“As faixas foram criadas para dar agilidade e mobilidade ao trânsito e precisam ser respeitadas. Quando um condutor não autorizado trafega nessa área, impede que os ônibus transitem e causa problemas para todo mundo”, disse Nóbrega. Após mudar o tráfego viário no Parque Solon de Lucena, o governo municipal ampliou em mais três quilômetros a extensão das faixas exclusivas, estendendo o espaço até o Varadouro. As vias se prolongam pelo viaduto Miguel Couto, avenida Cardoso Vieira, avenida Cândido Pessoa, avenida Sanhauá, avenida Desembargador Trindade, ruas Padre Azevedo, Padre Meira e terminam na General Osório com a Guedes Pereira. 

Além dos veículos particulares, as ruas da cidade são ocupadas por 454 coletivos. Eles são distribuídos em 92 linhas e realizam cerca de cinco mil viagens diárias, transportando passageiros dos bairros até o Centro. 

Fonte: Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...