terça-feira, 27 de agosto de 2013

Número de voos cai 10% e passageiros voltam para ônibus

Planos ambiciosos demais, erros de planejamento, instabilidades econômicas e agora a alta do dólar e até problemas jurídicos e fiscais. Estes são alguns dos fatores que têm feito com que a euforia aérea comece a arremeter. As companhias aéreas têm visto seus custos superarem a arrecadação e cortam o número de vôos. As fusões entre empresas também contribuem para este cenário. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV, neste ano, as companhias aéreas diminuíram em 10% o número de viagens. O objetivo é cortar custos e lotar os aviões. Muitos passageiros que migraram para os aviões, estão voltando para os ônibus. Além dos preços das passagens rodoviárias voltarem a ser competitivos, a maior oferta de destinos e horários fizeram com que os passageiros achassem mais vantagens em se deslocar por ônibus. 

Outro aspecto a ser levado em consideração é que o que era oferecido ao mercado não significava o preço real do deslocamento por avião. Boa parte da demanda, aproveitava promoções, que não são mais possíveis de serem oferecidas na mesma quantidade pelas empresas aéreas. Já os valores das passagens de ônibus pouco variavam de acordo com os horários e compras com antecedência. Depois de sete anos entre queda e estagnação, as viagens de longa distância voltaram a transportar mais pessoas. No primeiro trimestre, as empresas de ônibus regulares neste tipo de trajeto transportaram 15 milhões 650 mil passageiros, 40 mil passageiros a mais que no mesmo período de 2012. 

Para especialistas ainda é cedo para dizer que haverá uma grande migração para o transporte rodoviário, mas os números mostram a importância da ligação por ônibus no País, inclusive em rotas de longa distância, mesmo as servidas por avião.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...