segunda-feira, 29 de julho de 2013

Mobilidade urbana. Ela de novo

No último dia 18 de julho ocorreu uma audiência pública sobre Mobilidade Urbana realizada pelo Ministério Público da Paraíba, realizada para tratar exclusivamente da intervenção feita pela Prefeitura Municipal de João Pessoa na Epitácio Pessoa e do alargamento da Beira Rio. 
A audiência teve como saldo positivo o compromisso da Superintendência de Mobilidade de João Pessoa (Semob) em publicar no prazo de 30 dias (até 18 de agosto) a íntegra de todos os projetos para as duas avenidas e dos demais projetos referentes a mobilidade urbana, como a dos corredores BRT (Bus Rapid Transit) e o projeto cicloviário. Após a publicação dos documentos, o MPPB realizará nova audiência, em 03 de setembro. 

O saldo negativo: os participantes saíram da audiência com mais dúvidas do que quando ali chegaram. Algumas questões inquietantes: A Semob afirma na audiência que o projeto para a Beira Rio está na Secretaria de Meio Ambiente (Seman) para análise de viabilidade. Simultaneamente, o Secretário de Planejamento, Rômulo Polari, que infelizmente não compareceu à audiência declara ao Jornal da Paraíba que não existe projeto para a Beira Rio. Informado do fato por um dos participantes, o Superintendente da Semob responde: “- Eu não sei porque Rômulo disse isso. Mas existe projeto sim”. Questionado sobre o Plano de Mobilidade Urbana de João Pessoa, o Superintendente da Semob afirmou: “- De fato, a gente não tem um plano de mobilidade. A gente tem uma proposta pro PAC de mobilidade urbana, que é pro transporte público”. É extremamente preocupante a constatação de que toda a política de mobilidade de João Pessoa está sendo conduzida de forma flagrantemente dissonante do que determina a Política Nacional de Mobilidade Urbana. 

Além da audiência sobre as intervenções nas avenidas Epitácio Pessoa e Beira Rio, o MPPB anunciou para breve a realização de audiências para se debater a política de mobilidade urbana em João Pessoa. Uma boa oportunidade para que a PMJP repense a forma com que vem realizando tais intervenções. É hora da sociedade civil estar atenta e participar. É hora da cidade ter um Plano de Mobilidade Urbana construído com participação e diálogo de verdade.

Fonte: Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...