terça-feira, 25 de junho de 2013

Não basta reduzir a tarifa

O prefeito Luciano Cartaxo sabe que é preciso fazer bem mais do que baixar em dez centavos o preço da passagem de ônibus em João Pessoa. Deve saber também quão importante é dar à Capital da Paraíba um sistema de transporte coletivo de qualidade e uma política de mobilidade urbana digna desse nome. 

Não apenas o alcaide sabe de tudo isso como deve saber ainda da necessidade, pra ontem, de rever o atual modelo – revendo inclusive o marco regulatório – de concessão das linhas de ônibus. Começando por fixar novas bases nos contratos de 20 anos doados aos atuais concessionários em gestão anterior, acomodando-os ao faturamento ligeiro e à troca de carros vez em quando como se fizessem um favor. 

Na verdade, renovação da frota deve ser mais vantajosa para o empresário. Carro novo gasta menos combustível e vem com garantia de dois a três anos para o motor, peças e carroceria. Mas bom mesmo seria se renovação não rimasse apenas com substituição. Carro novo deveria ser comprado também para somar, ampliar, não para substituir tão somente. 
De qualquer modo, o ônibus é uma parte do grande problema da imobilidade urbana, embora possa fazer parte da solução. Se lhe for dada, por exemplo, a faixa exclusiva onde for possível e necessário. E, principalmente, se deixar de ser a nossa única alternativa de transporte público de passageiros em larga escala.

Fonte: Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...