domingo, 5 de maio de 2013

Guanabara e a responsabilidade ambiental

A principal filosofia do projeto arquitetônico da nova garagem era aproveitar ao máximo a luminosidade e ventilação natural. Por isso, o prédio do setor administrativo e de recursos humanos possui janelas amplas, de vidro, com esquadrias de alumínio por toda parte possibilitando uma grande economia de energia e contribuindo, dessa forma, para a preservação ambiental. 

A responsabilidade com o meio ambiente é palavra de ordem na Guanabara e a matriz foi planejada para se adequar por completo ao padrão de sustentabilidade ambiental desejado pela empresa. A começar pela estação de tratamento de água com sistema de decantação avançado que permite a descontaminação e o reaproveitamento dos recursos minerais utilizados na lavagem interna e externa dos veículos. Segundo o gerente de manutenção predial, Laércio Rolim, são consumidos 40 mil litros de água por dia na matriz não só na higienização dos ônibus, mas também em outras atividades como a rega do jardim. 

Além disso, a empresa dispõe de mecanismos de dessalinização e aeração para tratar a água de poço profundo. No tocante aos cuidados com o óleo resultante da queima de combustível pelos motores dos ônibus, a nova garagem da Guanabara possui um dispositivo de coleta dos resíduos que evita a contaminação do solo. O óleo é acondicionado adequadamente e em seguida é recolhido por empresas habilitadas pelos órgãos ambientais que posteriormente purificam e reaproveitam o óleo. 

As tecnologias que minimizam os impactos ambientais da atividade não param por aí. A empresa utiliza ainda uma sala de aspiração do pó resultante da limpeza dos aparelhos de ar-condicionado, um filtro que retira as impurezas dos tanques de combustível e uma estação de tratamento de esgoto que realiza o tratamento biológico do efluente sanitário e do restaurante da matriz. 

Fonte: Expresso Guanabara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...