sexta-feira, 12 de abril de 2013

Transporte público em Bayeux: Uma crise muito além da tarifa

Finalmente o transporte público entrou na pauta de discussões. Quando bateu no fundo do poço, alguns começaram a se mexer um pouco. Do lado das empresas, propostas e supostos projetos são anunciados. Prometer reduzir tarifas é uma forma de acalmar ânimos em uma cidade onde o sistema de transporte entrou em colapso total. Que venha a próxima fase, com detalhes sobre a redução de custo. Três pontos importantes:
1-Tempo de espera: O primeiro grave problema envolve a falta de regularidade nos horários. Demoras excessivas deixaram de ser ocasionais e passaram a ser comuns. O que inviabiliza o uso de ônibus por muitos de nós. Um fato constatado num ônibus da linha Circular SESI mostrou que o veículo passava mais tempo processando o embarque em um determinado ponto do que o tempo necessário para o percurso até a entrada do bairro.

2-Super lotação: Como o fluxo de passageiros é maior, a sobrecarga no motorista, que exerce a função de cobrador, amplia os atrasos justo nesta fase crítica do dia. O resultado é visível na faixa das 17h às 18h nos pontos principais em João Pessoa. Uma multidão sem transporte para casa. Nas primeiras horas do dia, ônibus superlotados são vistos facilmente. Até mesmo em horários de baixa demanda, há uma retração tão estúpida da frota disponível que é possível esperar por mais de uma hora num ponto e embarcar num ônibus hiperlotado. Um dado interessante levantado no blog mostra, através de uma pesquisa, que a empresa Almeida, com dois funcionários em cada ônibus, exercendo funções específicas, consegue manter os horários corretamente. Já na Wilson, com um motorista apenas para exercer duas funções, os atrasos - verificados através dos intervalos - são constantes.

 3-Linhas inadequadas: As linhas também deixam a desejar. Trajetos antiquados e localis sem atendimento. Áreas populosas sem alternativas de mais de uma linha contribuem para o caos. Uma bagunça generalizada na engenharia de tráfego que se enterrou décadas no passado. 

Baixar tarifas é uma boa medida. Mas não é a única e passa longe de uma solução mágica para os graves problemas existentes. A medida teria que ser precedida de uma melhoria no atendimento. Uma ampliação da frota, ajustes nas linhas, horários regulares e maior gama de opções de trajetos em cada localidade.

Com informações: Blog Caos Bayeux

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...