terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Motorista de ônibus dá lição de trânsito e cidadania na Paraíba

Quem melhor do que um motorista de ônibus para criar um projeto de educação para o trânsito? Foi justamente essa proximidade com os problemas envolvendo pedestres e carros nas ruas de sua cidade, Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa-PB, que levou o condutor Luiz Carlos André a desenvolver, por iniciativa própria, um projeto que em 2008 resultou na fundação da ONG Educar para o Trânsito Educar para a Vida (Etev). 

"De tanto testemunhar acidentes no meu dia-a-dia de trabalho, e ver que por trás sempre há a falha humana, decidi arregaçar as mangas. Montei um projeto educativo para levar educação às escolas, igrejas, empresas de transporte coletivo, centros comunitários da Paraíba e até nas vias públicas. Hoje já temos 15 pessoas apoiando nosso trabalho", declara Luiz. 

Nas salas de aula, o carisma natural do motorista é importante para passar às crianças as mensagens por um trânsito mais humano. Também a ajuda de recursos visuais, encenações e jogos cativam os pequenos que, ao final, são orientados a levar as lições aprendidas para seus familiares. Como explica Luiz, elas aprendem conceitos básicos como: o uso do cinto de segurança, e levam para casa a informação de que criança deve ficar sempre no banco de trás do veículo. Para Luiz, o caminho não é outro: "Educação (com campanhas permanentes) e uma boa dosagem de fiscalização e punição", defende. 

Com informações: Mobilize.org / Fotos: Divulgação ETEV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...