segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Trânsito: 178,5 mil pessoas levam até uma hora de casa para o trabalho na Paraíba

Na Paraíba, 178,5 mil pessoas levam até uma hora para se deslocar de casa para o trabalho - em especial nas cidades como João Pessoa e Campina Grande, conforme dados do IBGE - Além disso, 52,9 mil pessoas levam mais de uma hora para fazer esse trajeto. O principal motivo para tanta lentidão é o crescimento de 240,7% da frota nos últimos 12 anos. Conforme os dados do Detran-PB. Hoje já são mais de 876,6 mil veículos disputando as ruas e causando lentidão e congestionamentos. 

De acordo com o psicólogo Rainero Aquino, as pessoas que enfrentam o trânsito têm o dobro de chances de adoecer e se licenciar do trabalho. Se for considerado o tempo de pelo menos duas horas gastas diariamente no trânsito para ir e voltar do trabalho - contando os cinco dias da semana, exceto sábados e domingos -, chega-se a um total de 40 horas gastas por mês se deslocando nas ruas durante os dias úteis da semana. É como se para cada 12 meses trabalhando durante o ano, o trabalhador tivesse que passar três meses no trânsito. 

Na opinião do psicólogo, uma vivência de frustrações diárias e estresse pode se perdurar e evoluir para um transtorno ansioso como uma fobia de trânsito ou um processo depressivo, por exemplo. “O indivíduo fica mais limitado, acumulando insatisfação, angústia e tristeza. Tudo isso acaba configurando um transtorno ansioso ou um transtorno fóbico”, pontuou. 

Mesmo sem ter passado por problemas de saúde como esses, a secretária Janiele Costa é um exemplo do desgaste provocado pelo trânsito. A jovem pega quatro ônibus por dia para se deslocar até a faculdade de manhã e ao trabalho, à tarde. “Já teve dias em que eu tive que passar duas horas em um único ônibus. Foi quando aconteceu um acidente na rua que é o único caminho por onde o ônibus passa. A gente só podia esperar”, contou.

Com informações: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...