quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Mobilidade Urbana: Especialista sugere melhorias para o trânsito de João Pessoa

A frota de veículos em João Pessoa mais que dobrou em 10 anos. Em 2002, a quantidade total era de 114.649, de acordo com o Denatran. Já os dados de outubro de 2012 mostram um grande crescimento. A capital tem uma frota de veículos de 274.841. E o que mais impressiona é o crescimento no número de motocicletas. Em 2002 eram 13.818 na cidade, hoje são 70.808. 

O presidente do Conselho de Trânsito da PB, o professor Samuel Aragão, citou projetos como o alargamento e pavimentação de Cruz das Armas, a construção da Beira Rio, da Pedro II, da Tancredo Neves e dos viadutos Damásio Franca e Dorgival Terceiro Neto como obras que ajudaram a melhorar o tráfego, mas acrescentou que isso tudo ainda foi muito pouco. 

Avenida Epitácio Pessoa
O que diz o especialista

Para o professor Samuel Aragão, a única maneira de melhorar trânsito na Avenida Epitácio Pessoa, uma das principais vias da cidade, é colocar agentes de trânsito ao longo dela para controlar e ajudar na fluidez do tráfego. “O agente tem o poder de deixar o sinal existente e controlar com sua presença por sinais de mãos a fluidez do trânsito”, justificou. 

O que fez a Semob 
O Caminho Livre prevê a ampliação da avenida, reduzindo os congestionamentos e diminuindo o tempo de viagem do transporte público. No entroncamento da Ruy Carneiro com a Epitácio até a Nossa Senhora dos Navegantes a via passará a ter três faixas.

Bancários
O que diz o especialista
Aragão sugere que seja feita uma obra de acesso para o supermercado localizado logo na entrada dos Bancários. Porém, ele ainda diz que isso não resolveria o problema por completo. “O ideal é começar a construir, enquanto existem terrenos, uma outra faixa começando desde no final da subida da Dom Pedro II, passando em frente ao Carrefour até a Cehap. Assim desafogaria o trânsito por mais 10 anos”, comentou.

O que fez a Semob 
A Semob projetou uma alteração no trânsito do bairro, com a implantação de uma faixa exclusiva para o transporte público na avenida principal e melhoria das condições de circulação nas vias paralaleas. Segundo a Superintendência, a Seinfra já fez a recuperação do asfalto nas vias paralelas, mas ainda existem pendências para viabilizar o Caminho Livre nesta área. 

Viaduto do Cristo Redentor
O que diz o especialista 
“Na faixa que vem do José Américo teria um sinal controlando o tráfego com os veículos que vêm da Prefeitura. Outro sinal conjugado controlando os veículos que entram à direita do viaduto no sentido UFPB-Ceasa, o que melhoraria muito”, recomenda Samuel. 
O que fez a Semob 
A Semob informou que existe um projeto de reestruturação da parte de baixo do viaduto que reduziria muito os congestionamentos diários. A implantação desse projeto, no entanto, está dependendo de um processo de desapropriação que está em curso na Seplan. 

Beira Rio
O que diz o especialista 
Para Aragão, a Beira Rio, tem um grande potencial para melhorar o trânsito. “Ela ainda pode ser alargada, com um investimento razoável nas indenizações, colocando mais uma faixa de cada lado da via.”, sugeriu. 

O que fez a Semob 
O trecho da Duarte da Silveira até a Rui Barbosa, passará a ter três faixas, aumentando em 50% a capacidade da via. O projeto está com a Seinfra, de acordo com a Semob. 

Parque Sólon de Lucena (Lagoa)

O que diz o especialista 
Para a Lagoa, o especialista sugere o alargamento da via interna “deixando uma faixa de verdade exclusiva para os ônibus”. Ele ainda acrescenta que o controle deveria ser feito por agentes de trânsito. “Na Lagoa, é possível alargar e melhorar o trânsito sem mexer em sua beleza”, comentou.

O que fez a Semob

O projeto da Semob pretende desafogar o trânsito do Centro da cidade através de melhoria da circulação na área central, remoção do tráfego no anel interno da Lagoa, disciplinamento da oferta de estacionamentos e aumento do espaço para os pedestres.

Com informações: G1 Paraíba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...