quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Sistema cicloviário é adotado como alternativa para estimular mobilidade

As questões sobre mobilidade no tráfego urbano aumentam a cada dia por um simples fator: a frota de carros não para de crescer. Então, independente de construção de novas vias de acesso, alternativas que viabilizem o fluxo de pessoas nas cidades é essencial. Em João Pessoa, umas das medidas em processo de implantação é o sistema cicloviário, que já conta com 44,997 Km de ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas com outros veículos. 

Por enquanto, os gestores municipais não viabilizam a utilização de rodízios de automóveis na Capital, mas de acordo com a Semob o uso da bicicleta será incorporado ao sistema de transporte público, tal como, o sistema de ônibus, táxi, turismo e de fretamento. O diretor de Planejamento da Semob, Adalberto Araújo, explica que o objetivo é implantar o sistema cicloviário e tornar a bicicleta como um meio efetivo de transporte regulamentado. “O desafio é construir todas as rotas e integrá-las à malha de transporte coletivo. 

O superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, explicou que a faixa compartilhada serve para superar a dificuldade dos espaços para implantar ciclovias ou ciclofaixas. “As cidades cresceram sem reservar espaço para bicicletas, em João Pessoa, por ser a terceira cidade mais antiga do país, essa dificuldade é ainda maior”, afirmou o superintendente. 

Fonte: PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...