quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Ônibus da Paraíba participa de reunião na Semob para discutir mudanças nas linhas do Bessa

Na tarde da última segunda-feira (05) o Portal Ônibus da Paraíba esteve presente em uma reunião na sede da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) para discutir as recentes mudanças nas linhas de ônibus do bairro do Bessa. Estiveram presentes na reunião o diretor de transportes da Semob, Adalberto Araújo, o chefe da divisão de ônibus (Dion), Frâncisco Alcântara, o chefe de tráfego da empresa Reunidas (Unitrans), Antônio Barreto e os representantes da Comunidade São Luiz e do Condomínio Val Paraíso.

Nesta segunda e terça-feira foi possível analisar o quanto os usuários do Val Paraíso, São Luiz e Carrefour foram prejudicados com a desativação da linha 600-Bessa/Bessa Shopping, pois houve uma imensa sobrecarga de passageiros sobre a 603, que precisou operar com 2 carros a mais em sua frota para tentar suprir a demanda.

A Semob propôs um reforço na quantidade de carros da linha 603, que passaria a operar com 8 veículos, mas para o representante do Val Paraíso, Dema Macedo, e da Comunidade São Luíz, Maria das Graças acham que essa estratégia não seria eficiente, uma vez que, mesmo reforçada, ainda assim a 603 continuaria muito sobrecarregada. Com isso foi solicitada a volta das operações da linha 600.

Outro fator importante para o retorno da 600 é o grande prejuízo causado aos moradores do Condomínio Lucy e região do Jardim Oceania, que com a mudança só passaram a ter os ônibus da linha 601 no sentido Bairro-Centro, pois o trajeto Centro-Bairro é inviabilizado para a linha 601 trafegar. Por essas razões técnicas acreditamos na Semob para reparar essa mudança e efetuar o retorno da linha 600.

Fonte: Ônibus da Paraíba

3 comentários:

Bia disse...

Após a desativação da linha 600-Bessa/Shopping, no dia 3 de novembro, após o feriado nacional do Dia de Finados, os moradores do Val Paraíso, Lucy, Comunidade São Luiz, Carrefour, Jardim Oceania, Bessa Shopping e Aeroclube foi alvo de reclamações de usuários, com desconforto e transtornos.

Primeiramente, os dois carros que pertenciam à linha 600 foram transferidos para a A600-Manaíra/Hiper, que passou a contar com mais dois veículos em sua frota, totalizando cinco e aumentará para 60 o número de viagens. O itinerário da linha 600 na rua Severino Nicolau de Melo, que compreende o trecho do Lucy até a avenida Governador Argemiro de Figueiredo, passou a ser efetuado pela linha 601-Bessa/Shopping/Tancredo Neves/Integração do Bessa, porém contudo entretanto todavia, os usuários ficaram nas paradas de manhã esperando o 601 e nada dele passar, só pelas 08:30 é que o problema foi resolvido.

Bia disse...

E o maior agravante dessa mudança se deu na linha 603-Bessa que passa a receber toda a demanda da Comunidade São Luiz, Val Paraíso e Carrefour pertencente a 600, além de causar o desconforto aos usuários do São Luiz e Val Paraíso que terão que caminhar bastante até o Carrefour para pegar um 603 extremamente lotado.

Enquanto esse absurdo acontecia no Bessa a linha A600-Manaíra Shopping passou o dia todo circulando com seus veículos e realizando suas viagens em vazio absoluto. Na cabine da Semob, no Terminal de Integração do Varadouro (TIV), o assunto foi o mesmo o dia todo: Usuários reclamando da desativação da linha 600. Todos comentaram quando a linha foi reativada. No dia 21 de novembro, a linha 600 finalmente foi ressuscitada com seu antigo terminal de bairro no Val Paraíso, a linha A600 foi extinta definitivamente e a linha 603 deixou de trafegar via Val Paraíso e Carrefour, seguindo seu itinerário diretamente pelo Aeroclube a partir da rua Bacharel José de Oliveira Curchatuz, a partir do girador do Bessa Shopping. O acesso ao Carrefour e Val Paraíso é efetuado pela linha 600. A linha 510-Tambaú/Praia passou a operar com horários estendidos até meia-noite, saindo do Terminal de Integração do Varadouro. A medida foi tomada atendendo a reivindicações dos usuários.

Bia disse...

Como se isso não bastasse a linha 601, além de queimar 4 paradas de seu itinerário original fazendo com que a população ande bastante até as paradas que eram da 600, que não atende essa região do Lucy no sentido Centro-Bairro, somente no sentido inverso, os usuários só podem retornar na linha 510-Tambaú/Praia, porém contudo entretanto todavia, essa linha não passa no Manaíra Shopping nem na Avenida Tancredo Neves, a 603 chega nesta região extremamente lotada.

E o maior agravante dessa mudança se deu na linha 603-Bessa que passa a receber toda a demanda da Comunidade São Luiz, Val Paraíso e Carrefour pertencente a 600, além de causar o desconforto aos usuários do São Luiz e Val Paraíso que precisaram caminhar bastante até o Carrefour para pegar um 603 superlotado.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...