quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Fim de ano com otimismo para a indústria de ônibus

O setor de ônibus no Brasil vive uma realidade atípica no Brasil. Em janeiro deste ano, entrou em vigor a sétima fase do Proconve (P7) que tem como base os padrões internacionais Euro V de restrição a emissão de poluentes. Desde então, os veículos pesados a diesel estão bem menos poluentes. Usando o diesel S 50 podem emitir 80% menos materiais particulados. 

Mas em comparação aos veículos de tecnologia anterior, com base no Euro III, são ônibus e caminhões mais caros. Por isso, para aproveitarem os preços menores, os empresários anteciparam no ano passado as renovações previstas para 2012. Isso provocou um desajuste do mercado, já que 2011 teve vendas acima da média e agora estão abaixo do registrado anteriormente. A expectativa é de retração em 2012 no mercado geral. 

No mercado brasileiro, apesar de a produção nacional de ônibus da empresa ter caído 4,6% nos nove meses de 2012, as atividades da Marcopolo mantiveram-se praticamente estáveis – queda de 0,5% na receita. Os principais destaques para este resultado foram a retomada na fabricação de miniônibus Volare. 

Segundo José Rubens de la Rosa, diretor-geral da Marcopolo, a recuperação na produção dos miniônibus Volare se deu em razão do início das entregas dos veículos escolares para atendimento do Programa de Aceleração do Crescimento. No mercado brasileiro, apesar da retração ocorrida depois da introdução da legislação Euro 5. “Estas condições mais favoráveis poderão impulsionar os negócios no mercado nacionalanalisa de la Rosa.

Com informações: Ponto de ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...