segunda-feira, 10 de setembro de 2012

(I)Mobilidade Urbana: Toda mudança precisa de planejamento e racionalidade

Mudanças são sempre bem-vindas, como uma que atingiu o bairro do Cristo/Rangel neste sábado (08). Porém deficiência de planejamento pode fazer com que um ajuste feito numa linha de ônibus possa não ter o efeito esperado.

A mudança: A alteração da linha 501-Colinas do Sul, que foi transformada em duas circulares que passaram a trafegar nos bairros do Cristo/Rangel.

O problema: Está no itinerário dela dentro do Rangel e o pensamento de que a área poderia ser melhor beneficiada se as linhas fossem outras, se o questionamento era realmente este. A área do Colinas recebeu a linha para o bairro, mas esta não passa na parte mais movimentada do bairro enquanto outras linhas que passam no centro comercial do Rangel vêm e vão na maioria para os mesmos destinos.

A solução: Trocar um par de circulares no lugar. Um dos Mangabeira-Cristo/Epitácio poderia muito bem trafegar na área onde trafega o 201-Ceasa, dado o excesso no corredor principal que poderia ser aliviado.

As linhas, da maneira que estão circulando, já começaram mal ajustadas. Porque se fosse para beneficiar os moradores do bairro que dependem do 201, era mais preferível migrar uma das Mangabeiras Cristo/Epitácio para o itinerário da São Judas Tadeu, visto que na área do Mercado já tem linhas demais para o destino Mangabeira (todas as 11 linhas de Mangabeira passam no mesmo local no corredor, ou seja, é mais fácil você sair do Rangel pra ir à Mangabeira do que a qualquer outro lugar). Seria mais negócio para os moradores das áreas.

E do jeito que está, a linha ficou mais arrudeosa. Se a Semob planejasse melhor, veria que seria mais ágil colocar esse Circular via Napoleão Duré/Almeidão/Principal do Geisel (Valdemar Naziazeno), criando até opção para que o pessoal daquela área não ande 200 metros para pegar um Mangabeira-Cristo/Epitácio (ou mesmo os passageiros que não querem esperar por um 1502 ali). Se for ver, como o 501 chegava ao Colinas? Via Valdemar Naziazeno a partir do girador. Então, o que custaria a Semob colocar a linha nesse itinerário que é mais ágil, e colocar uma linha como o 2514/5206 para a São Judas Tadeu e inclusive atrás do IFPB? As linhas ficariam mais bem distribuídas e todos sairiam ganhando.

Cabe lembrar que até então o 501 tinha uma demanda considerável. Mas foi feito um negócio mal planejado e mal distribuído. Com isso, eles até reconhecem que o corredor 2 (2 de Fevereiro, Rangel e Cristo) tem potencial, afinal existem no corredor duas áreas de escape e distribuição das linhas (o itinerário 201 e o itinerário 204). O que falta mesmo é apenas melhor distribuí-las, porque fazer isso que é bom, não fizeram.

Isto significa dizer que as duas novas linhas do Colinas não passam no centro nervoso do bairro, o que compreendemos como Mercado Público e UEPB, que fica no Colégio José Lins do Rego, a 250 metros e várias esquinas de uma das paradas das novas linhas. No corredor principal, basta apenas atravessar a rua.

Mobilidade urbana é principalmente pensar em deslocamento eficiente. E isso não parece acontecer hoje.

Fonte: Blog Josivandro Avelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...