quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Programa PAC Equipamentos deve salvar produção de ônibus neste ano

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos, do governo federal, deve salvar a produção de ônibus em 2012. O plano previu investimentos de R$ 8,4 bilhões para a aquisição governamental de veículos e equipamentos, entre eles 8.570 ônibus destinados ao transporte escolar. Essa quantidade representa mais da metade de tudo o que as empresas fabricantes de carroçarias produziram no primeiro semestre do ano, 16.236 unidades, conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus). 

O presidente da Fabus e membro do Conselho de Administração da Marcopolo, José Antonio Fernandes Martins, diz que o PAC Equipamentos será responsável por quase um quarto do volume produzido ao final de 2012. "Se não houvesse PAC Equipamentos fecharíamos o ano com perda de 25%", afirma. Os veículos já estão sendo produzidos. Apenas a Marcopolo será responsável por quase metade deles. 

A legislação de emissão de poluentes obrigou o segmento a se adaptar à tecnologia Euro-5, que utiliza um diesel menos poluente (S-50) no motor. Isso provocou uma antecipação das compras de veículos por parte das empresas frotistas e levou o ano de 2011 ao recorde de 35.810 unidades produzidas, sendo 4.044 voltadas à exportação. 

O presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta, coloca na lista mais um fator de retração do segmento: o calendário eleitoral brasileiro. "Normalmente as frotas urbanas são renovadas antes e não no ano da eleição", afirma. 

Com informações: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...