sábado, 4 de agosto de 2012

Ônibus ameaçam a barreira do Cabo Branco

A discussão acerca do processo erosivo na barreira do Cabo Branco vem de muitos anos e, apesar dos estudos complexos feitos por pesquisadores da UFPB e pela Prefeitura de João Pessoa, o local vem sofrendo aos poucos com o desmoronamento. Um dos fatores que agrava a situação é o tráfego de veículos pesados, como os ônibus, o que gera trepidações no solo.

A afirmação foi feita pelo professor do departamento de Geociências da UFPB, Max Furrier. O professor faz  observações. “Ao meu ver, seria mais interessante construir outras vias de acesso para, ao menos, afastar das proximidades da barreira do Cabo Branco os ônibus e demais veículos pesados, principalmente da via de acesso que sai do final da praia do Cabo Branco e chega à Estação Ciência”, completa. A atual situação é considerada ‘muito crítica’.

Outro fator que acentua os deslizamentos é a ocorrência de chuvas, segundo o professor. “Isso ocorre devido à infiltração da água, o que torna a rocha mais pesada e faz com que os grãos que a formam fiquem menos coesos”, explica. “Há, também, nesse período, a incidência de ondas mais fortes e com mais frequência”, completa.

Com informações: Paraíba Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...