sábado, 18 de agosto de 2012

Fórum debate saídas para melhorar a mobilidade urbana nas cidades

“O progressivo aumento da frota de veículos particulares, combinado com outros fatores como o baixo incentivo aos investimentos em transporte coletivo no Brasil, tornou a gestão do sistema de mobilidade e transporte fundamental nas cidades brasileiras. Antes "privilégio" das grandes cidades, os engarrafamentos passaram também a ser rotina em cidades de médio porte, a exemplo de Campina Grande”. A afirmação do diretor executivo do Sitrans, Anchieta Bernardino foi feita na abertura do Fórum Permanente sobre Mobilidade Urbana, realizado nesta sexta-feira (11), em Campina Grande. 

O encontro que aconteceu na sede da FIEP reuniu gestores municipais, políticos, especialistas, empresários, técnicos do Ministério das Cidades, representantes sociais e das categorias de usuários de ônibus, o diretor executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, além do senador Cássio Cunha Lima e alguns candidatos a prefeitura de Campina Grande.

Na ocasião, os participantes discutiram ideias, propostas e projetos que têm como principal ponto de partida a valorização da qualidade de vida, a melhoria da mobilidade nos grandes centros urbanos e, principalmente, alternativas que buscam aperfeiçoar a acessibilidade das pessoas que utilizam o transporte público no seu cotidiano. 

O primeiro painel do Fórum abordou o tema “Mobilidade Urbana e as Responsabilidades dos Municípios”, apresentado pela engenheira civil e mestre em transporte público, Valéria de Castro Costa Barros. No segundo painel e a partir do tema “As novas tecnologias e os benefícios da Integração Tarifária Regional”, Devanir Magrini, diretor comercial da Transdata Smart, empresa responsável pela tecnologia usada na bilhetagem eletrônica dos ônibus.

Após a exposição dos temas os presentes participaram de uma sessão de perguntas e respostas, onde esclareceram dúvidas e opinaram sobre os temas apresentados. O senador Cássio Cunha Lima, por exemplo, falou que Campina Grande precisa por em prática projetos de construção de ciclovias e desenvolver ações que melhorem a mobilidade, com especial atenção para o transporte público. 

Com informações: News Comunicação / Fotos: Hiran Barbosa (Sitrans)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...